Blog do Cadu Doné

A derrota do Cruzeiro e a dificuldade de se ter certezas

  • por em 19 de março de 2022

Pezzolano, com apenas 38 anos de idade, costuma ser rotulado como estudioso e adepto das escolas que concedem muita importância para a parte tática do esporte

Pezzolano e seus estudos táticos.

O jovem Pezzolano, de 38 anos, é uruguaio; antes de vir para o Cruzeiro, esteve no Pachuca, do México (Gustavo Aleixo/Cruzeiro)

As pessoas têm me perguntado bastante sobre Pezzolano e “El Turco” Mohamed. Fico lisonjeado, feliz com estes papos com o público. Quase sempre aprendo mais do que “ensino” – quem sou em… Quando mencionam estes treinadores relativamente desconhecidos que aterrissam de repente na nossa capital, contudo, quase todos anseiam por respostas peremptórias. Seria um deslize intelectual.

Nossa obrigação como jornalista é pesquisar. Saber sobre currículo, títulos, tempo de estrada, sistemas prediletos (por exemplo, o gosto por três zagueiros de Paulo Souza, novo técnico do Flamengo); se a prioridade do profissional em questão é buscar domínio com a posse ou provar-se letal “esperando” e pegando defesas desguarnecidas. Todas estas pesquisas são sim relevantes. Mas nem com elas, caso não assistirmos a vários jogos destes comandantes, poderemos julgar. Larga amostragem, embates duros. Sem isso, como na vida, temos infinitas dúvidas – e poucas certezas.

O Cruzeiro começou esta temporada melhor dos que nas duas últimas. Mas não é por duas goleadas em jogos contra times fracos, e uma boa atuação num clássico em que fora decisivamente prejudicado pela arbitragem, que devemos pensar: “pronto, Pezzolano é o cara”. Do mesmo modo, não é pela derrota por 2 a 1 contra o Patrocinense, fora de casa, que acabou de acontecer, e pela escalação, digamos, surpreendente de hoje, que o uruguaio há de merecer os rótulos de “fraco” e/ou “Professor Pardal”.

Nas semifinais do estadual do Cruzeiro pegará o Athletic, comandado pelo ex-atacante Roger, que parou de jogar há pouco tempo, e fez sucesso na Ponte Preta como artilheiro. A equipe de São João del-Rei terá a vantagem de dois empates.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

All Comments

Inscrever
Notify of
guest
4 Comentários
Antigos
Novos
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Nei lima
Nei lima
20 de março de 2022 08:45

Para variar chato e a conteúdo. Vai estudar menino mimado!

Edson
Edson
20 de março de 2022 08:51

Como um jornal tradicional do estado consegue ter um cara chato e clubista metido a besta como esse?.

Gabriel Rezende Coutinho
Gabriel Rezende Coutinho
20 de março de 2022 20:07

Como sempre seus comentários são muito ruins, tendenciosos a desmerecer o trabalho do Cruzeiro. Claramente Atleticano.👎

Bruno
Bruno
21 de março de 2022 10:06

Sei lá, tem números de linhas pra escrever, seus textos parecem quase sempre incompletos, ou falta informação ou parece que faz por obrigação.