Blog do Cadu Doné

Cruzeiro, Tuntum e o Brasil da Copa do Brasil

  • por em 16 de março de 2022

O Cruzeiro bateu, na noite desta quarta, fora de casa, a equipe do Tuntum, do interior do Maranhão.

Cruzeiro comemora um dos gols da vitória por três a zero contra o Tuntum, em partida válida pela segunda fase da Copa do Brasil (Staff Images/Cruzeiro)

Foi veiculado ontem, no Uol, o segundo episódio do programa de José Trajano com Juca Kfouri. Toda terça, às 15 horas. O cartão que era verde virou vermelho, e a qualidade, o entrosamento da dupla que forjou muito jornalista com “J” maiúsculo a enveredar para a malfadada editoria de esportes, seguem irreparáveis.

Nos tempos em que foi diretor da ESPN – onde criou obra histórica –, Trajano idealizou um programa que se chamava o “Brasil da Copa do Brasil”. A premissa era tão simples quanto brilhante: pegar duelos do mata-mata mais famoso do nosso país em rincões pouco – ou nada – explorados pela mídia esportiva – não somente –, e escapar das quatro linhas. A matéria, em inúmeras ocasiões, está no pipoqueiro, num obscuro escritor local, no músico que lota bares pouco conhecidos.

Hoje, no interior do Maranhão, nos domínios do “indie” Tuntum, Trajano, caso chefiasse alguma redação, provavelmente apoiaria seu time a descobrir, explorar. O fato de isso basicamente inexistir nos nossos veículos atualmente é só um dos sinais da decadência do ofício.

Ah: e o Cruzeiro que tome cuidado; o Brasil da Copa do Brasil é palco não só de deliciosas histórias; as zebras mais homéricas costumam passar por ali.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

All Comments

Inscrever
Notify of
guest
9 Comentários
Antigos
Novos
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Luiz Barcelos
Luiz Barcelos
16 de março de 2022 08:40

Com todo respeito, que reportagem medíocre, que não fala nada com nada, com um acinte à Língua portuguesa usando linguagem neutra, que não existe, e enaltecendo 2 pseudos jornalistas, recentemente demitidos. 

Teobaldo
Teobaldo
Responder para  Cadu Doné
16 de março de 2022 14:00

Deve estar junto com a reportagem…. kkkkkkkk!!!!!

Cristiano Luiz Gomes
Cristiano Luiz Gomes
Responder para  Luiz Barcelos
16 de março de 2022 14:19

Chamar Juca Kfouri e José Trajano de pseudo Jornalistas, é brincadeira. Na minha opinião estão entre os melhores do Brasil.
@Cadu, admiro seu trabalho, sua inteligência e bagagem, porem julgo que o excesso de palavras “coloquiais” deixa os textos distantes do publico; com todo respeito, sugiro utilizar uma linguagem mais fácil. 

Rodnei
Rodnei
Responder para  Cristiano Luiz Gomes
17 de março de 2022 09:26

Era exatamente isso que comentei e excluíram. Antigamente ele era ainda pior, ele parecia escrever uma tese sobre literatura grega ou barroco. Parece que esquece que está comentando futebol, enche a página de linguiça desnecessária para falar de algo que com 3 linhas todo mundo entenderia e interagiria no tema proposto. Quando você chega no fim do texto percebe que o título não tem nada a ver com o conteúdo. Se fosse em uma prova de Redação, o caro jornalista seria desclassificado por fugir do tema, não ter coerência e coesão, enfim um vazio tremendo.

Rodnei
Rodnei
Responder para  Cristiano Luiz Gomes
17 de março de 2022 09:34

Em tempo, não estou desqualificando o célebre jornalista, que é competente, apenas uma observação sobre a forma de escrever que é rica, com vasto vocabulário, porém acredito que para o futebol, um esporte de massa, carece de uma comunicação com um pouco mais de dinamismo e objetividade (não precisa chegar a mediocridade).

Jorge
Jorge
16 de março de 2022 08:50

TUM TUM TUM TUM

Bom dia!

Leonardo
Leonardo
16 de março de 2022 16:58

Série BBB

Jonathan Araújo
Jonathan Araújo
16 de março de 2022 17:58

Sem ficar em cima do muro .
Fiquem tranquilos depois da vergonha de times considerado gigantes do futebol serem eliminados precocemente, querem alertar o Cruzeiro em que se refere a zebra. Kkkk . Cruzeiro está a cada dia subindo um degrau na humildade. Mas valeu pela dica senhores.